Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de maio de 2011

História Escrita - 71 anos da inauguração de Auschwitz

Durante a II Guerra Mundial Auschwitz foi o maior campo de concentração nazista,onde vários judeus eram tidos prisioneiros e carbonizados em fornos coletivos. Tal acontecimento provocou e provoca diversas discussões em torno dos atos praticados, atos esses tidos como rotineiros e absolutamente normais para os nazistas e dolorosos para dezenas de milhares de judeus que ali foram sacrificados. Tantas histórias sairam desse campo de concentração, dentre elas a de Anne Frank - que foi deportada para Auschwitz junto com seus pais e deixou em seu diário relatos comoventes das perseguições sofridas pelos judeus.  Realmente tal fato é  algo que não se apaga da memória, nem tão pouco da história.

Anne Frank foi uma entre o total de 1 milhão de crianças judias assassinadas durante o Holocausto. Seu nome completo era Annelies Marie Frank, nascida a 12 de junho de 1929 em Frankfurt, Alemanha, filha de Otto e Edith Frank.



Fragmento do diário de Anne Frank no dia 10 de outubro de 1942: "Esta é uma fotografia minha, ela mostra como eu gostaria de ficar para sempre. Então eu ainda poderia ter uma chance de ir para Hollywood, mas agora estou com medo, a minha aparência está muito diferente". Amsterdã, Holanda.
— Anne Frank Stichting

Para saber mais da história de Anne Frank recomendo o filme - O diário de Anne Frank. Uma ótima pedida para o final de semana.


Bjuss!

Deh SantiChaves



Créditos a :  http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005210
Onde encontrei o fragmento do diário de Anne Frank.


Nenhum comentário:

Postar um comentário